quinta-feira, 2 de setembro de 2010

'Muitos passarão, eu passarinho...'


Era estranho observar a relação daqueles dois; durante muito tempo não consegui dizer o que era ou como funcionava. Hoje, gosto de dizer que ela era como flor e ele pássaro louco, solto, apaixonado por uma flor.
Era bem assim: ela crescia aos poucos, sempre necessitada dos cuidados e atenção alheios e naquilo que a sustentava (acredito eu que os sentimentos. Até hoje é um pouco confuso para mim) ela trazia espinhos e em meu estudo tenho quase a absoluta certeza que eles não eram para machucar ninguém, mas para defênde-la das pragas, de quem quisesse a tirar do chão. Ela sempre foi mais terra, embora sua cor sempre tenha sido um azul esbranquiçado que se você deitasse a seu lado e olhasse a cima, ela e o céu se tornariam um.
Ele já nasceu caindo do ninho, sempre tão independente, asas fortes, peito cheio somente de ar e um bico que quase nunca falava. Suas plumas eram cor de cimento com um tom esverdeado em algumas partes. Voava todo dia sem dizer aonde ia, mas voltava, sempre; Para o sossego da mãe até o dia seguinte. Pousava somente em seu galho, discreto, observador, calado.
Ver aqueles dois sentados na beira da calçada em frente a casa dela era justamente enxergar isso aí: uma flor de terra que vê o passáro-ar partir e não tem controle nem força pra pedir pra ele ficar; muito menos a garantia de volta. Mas quem nasce flor, nasce pra se abrir e foi exatamente isso que ela fez quando ele disse que estava indo, que necessitava voar um pouco, afinal, fora feito no céu, raízes no ar, disse que tomaria cuidado e que se sentisse vontade, voltaria.
Eu vi a flor murchar e é tão triste quando isso acontece. A cor fica fosca, os espinhos ganham vida e ela se volta mais ainda ao chão. Deixa de ter a cabeça, os sonhos voltados ao céu e se fixa em suas raízes de mármore e poeira. Eu vi a flor murchar e o pássaro suspirar de dor. Por um momento eu ri sozinha, pensando: Mas, meu Deus, como pode um pássaro se apaixonar por uma flor e vice-versa?
E Ele me deu a resposta logo adiante. O pássaro bicou a pétala da flor, tirando dela um pedaço; colocou o pedaço ao chão, bicou o próprio peito e no lugar desfalcado da pétala, ele deixou a pluma. Então pegou sua lemrança azul esbranquiçada, guardou no peito e levantou vôo. Sem mais delongas, sem despedidas tristes e melancólicas, aquilo ali era rotina de pássaro, não tinha necessidade de drama.
Ela continuou sentada ali durante um tempo, olhos fixos ao chão, a pluma passando de mão em mão e então deu um sorriso e olhou pra cima, como se tivesse a certeza de que de lá ele a veria.
Hoje sei que não só eles, mas nós somos todos pássaros e flores. Têm os que nasceram regidos por Marte, pés na terra, outros tem Júpiter como regente, ar na mente e pés soltos. Mas, o que é bonito é essa troca de carinho que não exige nada em troca. Tirar um pedaço de si e entregar ao outro é a maior prova de amor que já conheci. Eu não sei se ele voltou, se ela murchou. Não sei se ele em fim encontrou 'uma passarinha' e se a flor azul polinizou. Sei que eles são meu exemplo de amor e sempre que penso em alguém, penso num pássaro carregando no peito o amor de uma flor.

Isa G.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário, Isa. Adorei o texto, estou te seguindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história linda!
    Copiei um trecho do qual gostei para em breve postar lá no blog!
    beijocas =*

    ResponderExcluir
  3. "O pássaro bicou a pétala da flor, tirando dela um pedaço; colocou o pedaço ao chão, bicou o próprio peito e no lugar desfalcado da pétala, ele deixou a pluma. Então pegou sua lemrança azul esbranquiçada, guardou no peito e levantou vôo."
    MUITO tocante essa parte. O texto em si é belo. Apenas uma dúvida que me deixou curioso: Esse texto tem alguma relação com o "Muitos Passarão" que você postou aqui em Julho?
    Mais uma vez, parabéns :)

    ResponderExcluir
  4. Noe, fique à vontade!! =**

    Paulinho, muito obrigada! =) e sim, existe uma relação, mas apenas de sentimento! essa não é continuação daquela, mas é uma forma diferente de enxergar o que aconteceu por lá! ^^ BEIJOS =*

    ResponderExcluir