quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um estranho na rua 18...


Um dia andava despreocupada pela rua quando deixei meu relógio cair (não pergunte como. Sou desastrada por natureza). Abaixei-me para pegar juntamente com esse cara que vinha em minha direção.
-Obrigada – eu disse.
-Não há de quê – ele respondeu e nos levantamos.
Sabe aquele tipo de terno e camisa meio aberta, cabelo jogado e um sorriso pendente pro lado esquerdo? Ele era exatamente assim. Os olhos eram uma mistura de café com amêndoas e refletiam o brilho daquele dia. Só quando nos levantamos percebi o quanto era mais alto.
- Prazer em conhecê-la – e estendeu a mão grande, exibindo o sorriso esquisito-charmoso.
- O prazer é meu – aceitei sua mão e sorri em resposta.
Era um aperto forte, quente e por um momento ele fechou os olhos ainda me segurando firme e quando os abriu olhou no fundo dos meus e disse:
- Engraçado! Algo muito forte te protege e parece gostar muito de você.
É claro que não pude deixar de rir. Um homem todo sério como aquele na verdade era o que? Um vidente?
- Desculpe – eu disse – Mas o que é isso? O que isso quer dizer? Essa é sua tentativa de começar um papo? – me arrependi de usar essa palavra assim que a disse! Quem em sã consciência fala pra um cara desses “começar um papo”? Mais uma vez ele sorriu tortuosamente, abaixando a cabeça.
- Se eu quisesse começar “um papo” – disse sarcasticamente – com você a chamaria pra tomar um café ou algo do tipo. – Arregalei os olhos e ele percebeu a grosseria que havia feito – Desculpe – e tocou meu braço – não quis dizer isso. Só estou tentando explicar. Não sei o que acontece comigo, às vezes, só às vezes mesmo, tenho essa sensação de sentir o outro. E sentindo você – apontou pro centro de mim – deu pra ver que é muito protegida, não precisa ter medo de nada nem ninguém. Está tudo muito bem definido na sua vida e esse ente protetor vai estar contigo em toda sua caminhada.
Claro que ele não sabia a força que essas palavras tinham sobre mim porque não me conhecia. Mas nesse dia, essas palavras caíram como gotas de chuva no meio da tarde: tranqüilizaram, refrescaram, surpreenderam. Ouvir que algo te protege quando está prestes a desistir de si mesmo, saber que tem alguém sempre por perto quando a solidão parecia ser a única companhia, saber que alguém ouve e cuida e é sempre...
- Está tudo bem? – ele perguntou. Fiz que ‘sim’ com a cabeça e perguntei:
-Seria uma espécie de anjo? – dessa vez ele não sorriu. Os olhos cor de mistura estavam sérios em análise aos meus.
- Se você acreditar. – respondeu e deu um longo suspiro.
- Eu acredito. – E acreditava mesmo. Desde pequena fui influenciada a acreditar em anjos da guarda, toda criança pede ao ‘anjinho’ proteção. Eu fui uma dessas e agora sabia ter sido atendida. Era tudo o que precisava naquela manhã: saber que era especial tão especial que tinha um anjo só pra mim (não é egoísmo não. É questão de carência mesmo. Naquele dia foi). Ter a certeza de que tudo passaria, que tudo estava sendo porque deveria ser. Sentir-me acolhida e protegida. E esse cara que pegou meu marcador do tempo no chão me proporcionou tudo isso. Minha calmaria veio de um estranho , a minha fé maior veio de suas palavras.
- Então é isso – ele piscou e balançou a cabeça como que para se livrar de pensamentos – Agora posso lhe compensar pela minha loucura e levá-la pra tomar um café?
Aceitei seu convite e caminhei mais segura. Segura de que se eu precisasse alguém estaria ali pra mim, que se eu tombasse, encontraria forças pra levantar, que eu não era mais sozinha.
Esse sim... Era um começo de um papo.

Isa G.

3 comentários:

  1. Nossa! Isso pareceu tão, tão... verdadeiro! Isso aconteceu de fato com você (risos)? Parabéns, parabéns e parabéns! :)

    ResponderExcluir
  2. Pelas palavras que utilizou e pelo modo com escreveu, parece realmente ter acontecido contigo. Caso não, saiba que você transmitiu PERFEITAMENTE essa sensação de realidade!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oooi garotos!! :) hahahaha...vou deixar vocês ficarem se perguntando se isso foi verdade ou não!! auhsaushahs...Obrigada, obrigada e obrigada pelo apoio! bjosss

    ResponderExcluir