segunda-feira, 19 de julho de 2010

Efeito dominó...


E não é que o silêncio ajuda?! Sempre recriminei aqueles que me diziam 'preciso de um tempo', 'necessito ficar só', 'estou colocando a cabeça no lugar'; costumava ficar inconformada com tais atitudes. "Como pode alguém querer viver em paz? Em total silêncio? Em companhia apenas do tic-e-tac do relógio e nada mais?" me perguntava... Mas hoje eu sei.
É que realmente a ausência de palavras bota as coisas no lugar. Quando não há falas, promessas, perguntas retóricas pra incomodar, também não há contratos, esperas e fica mais fácil saber deixar passar. É o silêncio e não um caminhão de palavras auto-explicativas que faz o ouvido doer, o coração tremer, o cabelo arrepiar e a gente até suar de ódio, mas depois... Depois de tanto silêncio, tanta calmaria do lado de lá da parede, de tanto gritar por dentro e nem o eco responder, a gente aprende a silenciar.
Aí é hora de calar primeiro a boca, depois o peito e por último a memória. Antes eu odiava e desconfiava de quem sabia ficar em silêncio, conseguia viver somente consigo mesmo esperando tudo se ajeitar por conta própria, mas percebi que é um "efeito dominó". Uma pessoa só silencia quando ouviu silêncio do lado de lá.
Acreditava que todos aqueles que não me davam resposta, retorno, seria porque não davam a mínima para mim, mas já não penso mais assim. Acho que aqueles que optam por calar os sentimentos é porque sabem que o silêncio fere, mas depois cura. Já as palavras... Ah! essas traiçoeirinhas... Elas, como têm existência real, ficam também reais na mente da gente. Ficam ali, latejanto, cobrando, querendo saltar, fazem um redemoinho por lá (desconfio que, por isso, os loucos nasceram de palavras e os sábios do silêncio).
O silêncio faz por nós aquilo que as palavras que ficaram por serem ouvidas não fizeram: anestesiam a alma. Então, se alguém não te der respostas, se você gritar, gritar e só o travesseiro te ouvir, se achar que o mundo te virou as costas, mude de opinião. Só dá silêncio aquele que sabe o sentido da dor. Só proporciona silêncio aquele que não quer deixar doer. O silêncio só vem de quem se importa, te ama e cuida. Quem não dá a mínima é que vai argumentar, afinal, são as palavras que marcam. Com o tempo quem se calou também será calado do lado de dentro. É tudo "efeito dominó". Uma pessoa só silencia quando ouviu silêncio do lado de lá.
Isa G.

4 comentários:

  1. Nossa, um tapa sem mão. Concordo muito contigo quando dizes: "Só dá silêncio aquele que sabe o sentido da dor. Só proporciona silêncio aquele que não quer deixar doer."

    Gostei muito do texto e do blog, to indo ler os outros textos! beijos

    ResponderExcluir
  2. Outro belo texto, e concordo com cada palavra que citou! Mas apesar de concordar, eu ainda não aprendi a colocar em prática tudo isso.
    "Já as palavras... Ah! essas traiçoeirinhas[...]"
    Muito bom, parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo teu blog....
    Passa la no meu...to te seguindo!
    http://depoisdetempos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi oi oi!!! Obrigada à vocês que gostaram :)

    ResponderExcluir